Banco de Capacitores para Correção do Cosfi

Em comércio e, principalmente, em indústrias a instalação elétrica pode ser algo crítico, sobretudo quando há presença de elementos com característica (ou ainda, tecnicamente carga) indutiva. As principais cargas indutivas são os motores elétricos e transformadores. Fornos indutivos são exemplos menos corriqueiros, mas que também fazem parte do universo de cargas indutivas.

É exigência que o fator de potência (cosseno fi) seja igual ou superior a 0,92. Caso a empresa/indústria atinja valores abaixo desse limite, a concessionária de energia elétrica aplica multa. Isso porque quando uma instalação elétrica possui um cosseno fi abaixo de 0,92 ela passa a comprometer a distribuição de energia elétrica em seu entorno porque necessita de mais demanda elétrica para suprir a defasagem que é identificada pelo próprio fator de potência, ou seja, o cosseno fi.

Para evitar isso a carga indutiva pode ser contrabalanceada com cargas capacitivas. Disso resulta a necessidade da inclusão de um Banco de Capacitores junto à instalação elétrica. O local onde será instalado o Banco de Capacitores pode ser desde antes da entrada da instalação, imediatamente após a entrada da instalação ou ainda colocado sobre o equipamento/máquina.

Um projeto adequado garante o aumento do fator de potência (cosseno fi) e evita gastos com multas junto à concessionária de energia elétrica. O projeto em si possui as seguintes características:

Projeto do Banco de Capacitores
Especificação do local para instalação do Banco de Capacitores
Proteção do Banco de Capacitores
Análise das Harmônicas

Com base nesses 4 pontos, um Projeto pode ser considerado adequado. E desta forma permitirá alcançar o objetivo esperado pela empresa/indústria.

Nosso trabalho é personalizado, se adequando à sua necessidade. Para maiores informações entre em contato por meio de nosso formulário.

Escopo de Projetos

Capacitores em Série para Sistemas de Potência
    NBR’s: 8763