A presença de uma subestação é aplicável em indústrias, comércios e/ou complexos administrativos de grande porte e áreas rurais, incluindo chácaras e locais para a exploração do ecoturismo. À exceção das indústrias, a presença de uma subestação só é justificável quando o tamanho do complexo faz jus a esse investimento. Por exemplo, uma retransmissora de televisão não requer de uma subestação, ao passo que uma transmissora primária, a presença de uma subsestação é desejável, além de ser necessária a presença de geradores.
O projeto de uma subestação requer, na verdade, o projeto de quatro segmentos, são eles:
Especificação do(s) transformador(es);
Dimensionamento dos condutores e eletrodutos;
Projeto do sistema de proteção e
Projeto de aterramento
Todos eles são críticos, ou seja, a especificação deve ser feita de tal forma que o projeto além de entregar o necessário em termos de fornecimento de energia elétrica, deve ser capaz de fazê-lo com o menor gasto possível, tanto quanto ao investimento inicial, como com relação à manutenção. Deve ainda ser capaz de obter a maior eficiência e rendimento possível.
Essa soma conjunta entre engenharia e economia, em conúbio com a eficiência, só pode ser alcançada em sua perfeição através de profissionais que conseguem, em observação e correta interpretação às Normas Técnicas realizar um Projeto em consonância com as necessidades da indústria/empresa.
Nosso trabalho é personalizado, se adequando à sua necessidade. Para maiores informações entre em contato por meio de nosso formulário.
Escopo de Projetos
Instalações Elétricas de Média Tensão (1,0kV a 36,2kV)
NBR’s: 14039; NTU: 005.3
Sistemas de Aterramento de Subestações
NBR’s: 15751