Proteção de Sistemas Elétricos

Os Sistemas de Proteção são circuitos que protegem os circuitos principais. Desde um simples fusível ou ainda um varistor até relés de proteção para redes trifásicas, todos eles coincidem no fato de que sua presença garante a conservação do circuito principal.

Para o caso de Instalações Elétricas a existência de disjuntores, fusíveis, IDR’s e DPS’s são os circuitos de proteção utilizados. Já para o caso de Sistemas de Potência, a presença de fusíveis e relés são os elementos mais comuns, juntamente com disjuntores. Para todos os casos o SPDA (Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica) pode e deve ser executado como projeto.

Existem 3 principais conceitos sobre o SPDA e um quarto como elemento mais recente. Estes modelos são: Gaiola de Faraday, Ponta Franklin, Esferas Rolantes e Para-Raios Ionizante.

Há uma série de equipamentos e máquinas necessitam de Sistema de Proteção e um dos mais comuns são as máquinas elétricas. A proteção garante além de conservar o circuito garante a continuidade da produção.

Para um projeto de um Sistema de Proteção uma análise minuciosa e dedicada deve ser realizada para que ele possa cumprir cabalmente com sua função.

Nosso trabalho é personalizado, se adequando à sua necessidade. Para maiores informações entre em contato por meio de nosso formulário.

Escopo de Projetos

SPDA
    NBR’s: 5419

IDR
    NBR’s: 5410

DPS
    NBR’s: 5410 e 5419