Em uma indústria o controle do processo é fundamental para garantir a uniformidade do produto final. Os parâmetros de controle podem ser organizados para apreciação em um ambiente o qual é chamado, comumente, de sala de controle.
A sala de controle possui, em tempo real, as informações necessárias para que uma atuação ou intervenção possa ocorrer quando necessário. Para isso a construção de um sistema deve permitir a interpretação automática a partir do próprio sistema, a interpretação a partir de um avaliador humano a obtenção e coleta de informações e um meio que permita corrigir de forma a obter o estado inicial.
Para que tudo isso possa ocorrer é necessário que haja sensores, atuadores monitores e um software. São esses os elementos básicos de um Sistema Supervisório. Os sensores ficam no campo, ou seja, na planta industrial e é constituído de elementos que permitem obter os parâmetros relevantes do processo, como por exemplo, temperatura, pressão, vazão, volume, velocidade, pH, concentrações, entre outros. Os atuadores são elementos que ajudam a manter o equilíbrio do sistema e podem ser válvulas, bombas, compressores os quais são acionados a partir da Sala de Controle ou ainda de forma automática.
Os monitores permitem o acompanhamento por parte dos técnicos e engenheiros o que permite apreciar as informações coletadas e agir no sentido de manter o equilíbrio do sistema produtivo. O software é o que garante a intervenção automática, a partir das informações obtidas através da rede de sensoriamento. O software deve ser bem elaborado, com critério e muita dedicação, de forma a obter a ação desejada junto à planta industrial e no processo produtivo.
Ainda que se fale da Sala de Controle, isso é variável. Aplicativos podem ser usados para que através da telefonia móvel possam ser executados alguns controles à distância. Isso tudo depende de um elemento auxiliar ao Sistema Supervisório que é a Rede de Comunicação, elemento coadjuvante ao Sistema Supervisório. Dessa forma o monitoramento e o controle podem ser feitos à distância.
Redução de custos, maior uniformidade do produto, garantia de segurança humana e técnica, são alguns dos exemplos obtidos a partir da implementação de um Sistema Supervisório. A obtenção dos dados pode permitir estudo a posteriori por parte do setor de engenharia. Isso permite uma melhora do processo, ou seja, otimiza o mesmo.
Nosso trabalho é personalizado, se adequando à sua necessidade. Para maiores informações entre em contato por meio de nosso formulário.
Escopo de Projetos
Instalação do Sistema
Configuração de Parâmetros e CLP